O preço do bitcoin está bem acima de $50.000, mas não há como negar que parte do impulso que o ativo tinha para iniciar o ano foi perdido.

A diminuição da volatilidade também poderia sugerir que a „corrida de propaganda“ poderia ter „passado“ por enquanto.

Mas ao invés de ver uma correção considerável, a ação do preço do bitcoin poderia, ao invés disso, negociar de lado por muito mais tempo, o que seria „saudável“ antes de dar um empurrão para novos recordes.

O desaparecimento da volatilidade poderia indicar que o Hype Bitcoin morreu

A principal moeda criptográfica por limite de mercado tomou o centro das atenções no mundo das finanças durante a pandemia em curso. A impressão de dinheiro sem precedentes para financiar pacotes de estímulos tornou a hiperinflação uma realidade, mas voltou a atenção do mundo para a Bitcoin.

Como a oferta de dinheiro se expande exponencialmente, a oferta de moedas criptográficas permanece limitada a apenas 21 milhões de BTC. Isto fez com que o preço por moeda disparasse de menos de US$ 4.000 a menos do que um ano atrás, para até US$ 58.000 no pico atual.

A tendência de alta reacendeu o interesse pelo criptograma como um todo, no entanto, a „corrida do hype“ pode estar chegando ao fim, de acordo com a volatilidade cada vez menor.

Ação lateral de preços é „saudável“ diante de novos altos do mercado de touros

O último relatório de mercado da Arcane Research chama a atenção para o fato de que a volatilidade do Bitcoin – uma característica notória do ativo – atingiu seu auge em fevereiro, juntamente com a alta local.

Desde então, a volatilidade começou a diminuir, o que o relatório afirma „pode indicar que o topo da corrida Bitcoin ‚hype-driven‘ já passou“.

O pico da febre criptográfica parece ter efervescido depois que Elon Musk disse que a moeda principal parecia supervalorizada, o que foi exatamente quando o limite de mercado do BTC ultrapassou $1 trilhão pela primeira vez.

O dólar também está começando a despertar e o mercado acionário está mostrando sinais de fraqueza que podem colocar o criptograma em risco de queda. Mas o relatório diz que o lado negativo não é necessariamente iminente. Em vez disso, a Arcane Research revisita 2017, antes de começar o empurrão final para o pico do mercado de touro.

„A Bitcoin passou quase metade da corrida de touro em 2017 em uma tendência lateral, o que só é saudável antes de atingir novos patamares“, diz o relatório.

O gráfico acima mostra que havia pelo menos três fases de ação lateral antes que um movimento para cima ocorresse. Até agora, a Bitcoin só completou uma dessas fases, e está a meio caminho de outra onda de consolidação.

Se a história se repetir, a atual ação lateral dos preços poderia continuar por muito mais tempo, e outra faixa comercial semelhante poderia estar à frente antes do empurrão parabólico final.